sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mundial algo estranho...




Começou ontem a segunda jornada dos grupos do campeonato do mundo.
Após uma primeira jornada recheada de maus jogos, empates e poucos golos, e com alguns lances caricatos (protagonizados pelos guarda-redes) à mistura, as equipas entraram nesta ronda com necessidade de se soltarem, de jogarem mais ao ataque e criarem mais lances de perigo, tentando atingir as vitórias que lhes permitam atingir a próxima fase do torneio.

E de facto, até ao dia de hoje, os jogos têm tido lances estudados, ataques bonitos e consistentes, muitos golos e a disputas pelas vitórias têm sido intensas.
O jogo do grupo B que opôs a Argentina à sua congénere Sul Coreana foi intenso, onde o conjunto asiático tentou reagir ao poderio sul-americano - ao intervalo assistia-se a um justo 2-1 para a selecção de El Pibe - mas onde na segunda parte, um senhor chamado Higuaín, celindrou a Coreia do sul com um hat-trick.
Já esta noite a selecção Gaulesa, sofreu uma pesada derrota frente a uma bem organizada equipa mexicana, com as suas ideias de jogo bem estudadas, que conseguiram reduzir os franceses ao ridículo. Com este resultado a turma francesa, ficou mais perto da eliminação da prova.
Esta segunda ronda já assistiu também à vitória do Uruguai sobre os Bafana Bafana por três golos sem resposta. E durante a tarde a campeã europeia em 2004, venceu as águias africanas por 2-1.

Mas esta edição do Campeonato do Mundo também tem sido marcada por momentos bonitos. Desde resultados inesperados e ao mesmo tempo históricos, até à montra de jogadores desconhecidos para muitos.
A Grécia marcou o primeiro golo num Mundial e dessa forma alcançando uma vitória que fica marcada na sua história. As congéneres suiça e mexicana alcançaram também as primeiras vitórias oficiais contra a La Roja e a seleção Gaulesa respectivamente.
Até agora o Mundial tem mostrado jovens jogadores com enorme talento, que merecem ter uma oportunidade na grende montra do futebol que é a Europa. São os casos do mexicano Javier Hernandez (já contratado pelo Manchester United), do sul-africano Tshabalala (autor do primeiro golo desta edição do mundial), do guarda-redes nigeriano Enyeama e do avançado norte-coreano Tae Se Jong, entre muitos outros que eu irei divulgar ao longo da competição.

Esperemos que apartir de agora o Mundial seja a verdadeira festa do futebol, que todos os fâns deste desporto rei, aguarda anciosamente quatro anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário